GTB


Dicas de viagem sobre Paris

As dicas abaixo são extratos do guia de viagem PARIS, da série GTB
 Mesmo para quem não precisa dos serviços comumente oferecidos pelos escritórios (reserva de hotéis ou de espetáculos, compra da carta Paris Museum Pass, obtenção de informações), compensa dar uma passada para pegar mapas, folhetos e brochuras sobre as atrações que deseja visitar e boas dicas de viagem. Os funcionários dos offices de tourisme em geral falam inglês, e eventualmente outra língua estrangeira.

Para ligar a cobrar, basta discar 0800990055 e será atendido por uma telefonista brasileira.
Para ligações dentro de Paris: nesse caso, você deve discar o número com o zero inicial.

Sai mais caro pegar um pacote turístico?
Saiba mais sobre pacotes turísticos

 Um golpe comum nas casas de câmbio em Paris (e na maioria das cidades européias!) é fazer você confundir taxas de compra e de venda: você vê o cartaz e entra na loja achando que a taxa é vantajosa, mas leva um susto ao receber menos euros do que imaginou. E aí já é tarde demais... Ça va pas, non?
Se você seguir as dicas de segurança em viagens indicadas no guia de viagem GTB dificilmente será roubado
• Evite viajar com muito dinheiro líquido. Se for necessário fazê-lo, guarde-o em uma bolsa de cintura usada por baixo da roupa (encontrada em lojas que trabalham com malas e valises). Coloque nela apenas notas de maior valor, para não fazer volume. Na carteira, transporte valores menores para o dia-a-dia. Procure deixar o grosso do dinheiro no cofre da recepção do hotel e peça um recibo.
• Dicas sobre o uso de cartões de crédito em viagem- Já reparou que ninguém costuma, em nenhum estabelecimento, nem no Brasil nem no exterior, pedir documento de identidade nem conferir a assinatura? Ao pagar algo com seu cartão de crédito, verifique quando o devolverem se o cartão que estão lhe entregando é realmente o seu.
• Dicas sobre cheques de viagem - Nunca deixe os cheques de viagem junto com seu passaporte e com o recibo de compra dos cheques. (Este último deve ser deixado bem guardado, no hotel).
• Dicas de viagem sobre os cuidado com seu passaporte - Em caso de perda ou furto, faça uma declaração na polícia e avise o consulado imediatamente. Nem sempre você conseguirá obter um novo passaporte, principalmente se não tiver nenhum meio de comprovar sua identidade. Por isso mesmo, é bom ter consigo alguns documentos brasileiros como, por exemplo, carteira de identidade, além de CPF e pelo menos xerox de título de eleitor e do próprio passaporte. De qualquer modo, a taxa a ser paga para obter um passaporte novo não é barata: em torno de 90 euros. No caso de você não conseguir um novo passaporte, o consulado lhe fornecerá um laissez-passer (um documento que lhe permitirá voltar ao Brasil).
• Desconfie de pessoas que o abordem para propor um táxi clandestino num aeroporto ou estação.
• Se alugar automóvel, coloque a bagagem no porta-malas, não a deixe visível. À noite, não deixe o veículo estacionado na rua com coisas de valor (mesmo no porta-malas).
• A maioria dos ladrões em Paris não tem a cara de marginal com a qual estamos acostumados. Muitos estão bem vestidos e não despertam suspeitas. Alguns agem em saguões de hotel, em aeroportos e estações e somem com sua mala.
• Além de ter um xerox do passaporte, anote o número dele.

Dicas gerais
 Em Paris funcionam agências de escritórios oficiais de turismo: do Office de Tourisme et des Congrès de Paris, órgão oficial de turismo da cidade de Paris, e do Comité Régional du Tourisme d’Île-de-France, órgão oficial de turismo da região da Île-de-France, da qual Paris é a capital.

Postos de turismo em Paris - informações turísticas
 A Maison de la France, órgão governamental francês de turismo, possui em São Paulo um escritório de representação para o Brasil e toda a América Latina. Lá você pode obter um excelente material de divulgação sobrer turismo, com dicas de viagem não só sobre Paris, mas sobre a França inteira, quase todo em português. Av. Paulista, 509 -10º andar - São Paulo.

Dicas para telefonar do Brasil para a França e vice-versa
Evite ligar do quarto de hotel, pois sai muito mais caro. Compre cartões telefônicos, vendidos em qualquer banca de jornal ou nos tabacs (tabacarias) e use os telefones públicos.
 Para ligar de Paris para o Brasil: disque 0055 + o prefixo da cidade brasileira + o número do telefone com o qual você deseja falar.
 Para ligar do Brasil para Paris: disque 00 + o código da operadora + 33 + o número do telefone desejado, sem o zero inicial. Por exemplo, se for ligar do Brasil para o telefone 01/40414243 em Paris, disque: 00 + código da operadora + 33 + 140414243.
 Para fazer a ligação por meio da telefonista, disque 08007032111.

Dicas em casos de emergência em viagem
 O Consulado do Brasil em Paris, que pode ajudá-lo em caso de algum problema grave durante sua estada (furto de documentos, acidente etc.) abre de segunda a sexta-feira das 9h30 à 16h. Anote não só a dica, mas também o endereço: o consulado brasileiro fica na margem direita do Sena, perto da Ponte Alexandre III. Anote: 34 bis, cours Albert 1er – 75008 / Tel: 01 45 61 63 00

Dicas de viagem sobre como se comunicar
 Muito importante: nunca deixe de cumprimentar alguém (bonjour ou bonsoir) antes de lhe dirigir a palavra e nunca use a palavra “tu” com pessoas com as quais você não tem intimidade. Lembre-se também de não se dirigir a alguém em inglês ou em outro idioma que não seja francês, sem antes perguntar em francês se a pessoa fala aquela língua. Se existe algo que irrita um parisiense é ser abordado bruscamente na rua por um desconhecido: “Where´s the nearest subway station?”
 Quem tem interesse em aprender francês ou aperfeiçoá-lo em Paris (que chique!), pode obter todo tipo de informação entrando no site da Aliança Francesa.Veja em links úteis.

Pacotes turísticos para Paris é uma boa opção?
Dicas de viagem sobre dinheiro e câmbio

 Uma dica quente: troque seus cheques de viagem em euro nas agências do correio francês (PTT). Você recebe o mesmo valor em dinheiro líquido, sem pagar comissões.
Dicas sobre as atrações turísticas

 Não se iluda pensando que vai conhecer o Louvre numa tarde. Se você não tem muito tempo, selecione o que realmente lhe interessa. Para facilitar sua vida, quase todos os grandes museus têm restaurantes e lanchonetes.

 O Paris Museum Pass (antiga Carte Musées Monuments) é um passe que dá direito, durante um determinado período, à entrada ilimitada em dezenas de museus e outras atrações turísticas em Paris e na região da Île-de-France, sem filas de bilheteria. O passe pode ser comprado nos próprios museus e monumentos onde é aceito e no Office de Tourisme de Paris. Veja em links úteis.

Dicas de segurança
• Não coloque nada de valor (inclusive documentos) na bolsa de mão nem no bolso de trás da calça. Sobretudo nos horários de pico, existem batedores de carteira nos metrôs e nos mercados (principalmente no mercado das pulgas de Clignancourt). Prefira os bolsos internos de casacos e blusões – de preferência bolsos fechados com zíper ou velcro, pois quando você tira o casaco num metrô e o carrega dobrado, a carteira e os documentos podem cair.
No GTB (Guia do Turista Brasileiro) PARIS, você encontra todas as dicas para suas compras em Paris, além de informações sobre hospedagem, transportes, restaurantes, pubs, vida noturna e atrações turísticas.
O GTB, como seu nome indica, é direcionado especialmente para o público brasileiro.

No GTB (Guia do Turista Brasileiro) PARIS, você encontra todas as dicas para suas compras em Paris, além de informações sobre hospedagem, transportes, restaurantes, pubs, vida noturna e atrações turísticas.
O GTB, como seu nome indica, é direcionado especialmente para o público brasileiro.
BUREAU CENTRAL DE TOURISME - Posto Oficial de turismo - rue des Pyramides - 75001 PARIS
GARE DU NORD -Posto de turismo no interior da estação. Metrô Gare du Nord- 75010 PARIS
GARE DE L EST - Posto de turismo no interior da estação. Metrô Gare de l Est- 75010 PARIS
GARE DE LYON - Posto de turismo no interior da estação - 75012 PARIS
GARE D AUSTERLITZ - Posto de turismo no interior da gare. Metrô Gare d Austerlitz - 75013 PARIS
GARE MONTPARNASSE - Posto de turismo no interior da Gare Montparnasse-Bienvenüe - 75014 PARIS